sábado, 14 de setembro de 2013

ESCLARECIMENTO


Caros Amigos,

Após uma visita ao Cinema Batalha – actualmente aberto com programação cultural por parte do candidato à câmara municipal do Porto Nuno Cardoso. Demos conta de um cartaz de divulgação de um debate organizado pelo grupo de Reflexão e Intervenção Cívica / Centro Histórico do Porto que utiliza, indevidamente, o logotipo do Grupo Cine Batalha, afirmando no canto inferior direito o nosso logotipo descrito como “Apoio: CineBatalha”.

Esta afirmação é mentira e no mesmo dia pedimos ao Grupo de Reflexão e Intervenção cívica / Centro Histórico do Porto que se retratassem, retirando o nosso apoio, e os cartazes do local.
Procurámos alertar, no interior do Cinema Batalha os membros da campanha Nuno Cardoso assim como o próprio Nuno Cardoso, presente, para o lapso que nos associava ao acontecimento. Pedimos a remoção imediata dos cartazes o que nos foi recusado.

O Grupo CineBatalha é um projecto para dinamização e valorização do cinema Batalha, sem fins lucrativos. A sua actividade passa por observar a evolução física do edifício, salvaguardar a sua integridade, realizar actividades de dinamização e divulgar o cinema Batalha, apelando à sua reabilitação.

Deixamos bem claro que não autorizámos o Grupo de Reflexão e Intervenção cívica / Centro Histórico do Porto na utilização do nosso logotipo, não demos o nosso apoio ao evento em questão e, não tínhamos conhecimento do mesmo não fosse a visita ao edifício descrita.

Lamentamos ainda a falta de cuidados dos responsáveis de divulgação e comunicação da campanha do candidato Nuno Cardoso que aceitaram divulgar um evento sem o rigor de confirmarem os dados e apoios deste.

O Grupo Cine Batalha não tem qualquer ligação política ou partidária.

Sábado, 14 de Setembro de 2013, Grupo CineBatalha, Porto



2 comentários:

  1. Caros,
    Não posso afirmar que não fico contente por ver o Cinema Batalha de novo com vida, mas também não posso evitar denunciar a agressão de que está a ser alvo em termos estéticos. Como por exemplo, entaipar as janelas rentes ao chão da Praça, dar uma de mão e ignorar toda a vitrina exterior, e pior, iluminar como quem ilumina uma tenda de circo uma obra arquitetónica única, onde a iluminação de raiz é parte integrante da sua distinção. Um edifício majestoso, sóbrio e com classe. E tudo isto só visto de fora. Não quero ver por dentro!


    Cumprimentos, Francisco Félix, Portuense.

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco Félix,

    Obrigada pela sua mensagem.
    É com gosto que vemos cada vez mais gente preocupada com o caminho do Cinema Batalha. Infelizmente não compete ao nosso grupo a responsabilidade do que refere à posse do edifício, nem a organização das actividades que estão neste momento a decorrer no Cinema Batalha e cujas obras estarão, segundo pensamos, a elas associadas.

    O Grupo CineBatalha é um projecto para dinamização e valorização do cinema Batalha, sem fins lucrativos. A sua actividade passa por observar a evolução física do edifício, salvaguardar a sua integridade, realizar actividades de dinamização e divulgar o cinema Batalha, apelando à sua reabilitação.

    Estamos atentos e procuramos registar as alterações que o Cinema Batalha sofre. Sempre que necessário, temos tentado alertar as entidades competentes que zelam (ou deveriam zelar...) pela boa forma/ imagem do edifício. É importante, por isso, a sua mensagem e outras que visem o registo e alerta de situações comprometedoras para a dignidade do edifício
    Cabe-nos a todos, enquanto cidadãos, manifestar junto dos responsáveis a nossa preocupação, ainda para mais quando, desde Dezembro de 2012, o Cinema Batalha passou a ser classificado como monumento de interesse público!

    Uma vez mais obrigada,

    grupo cineBatalha

    ResponderEliminar